terça-feira, 7 de maio de 2013

Bem-vindos

A integração das TIC em geral e, do Quadro Interativo Multimédia (QIM) nas atividades pedagógicas pode promover novas abordagens de ensino e contribuir para o desenvolvimento de novas competências, despertando novos interesses no ensino dos conteúdos, das diversas áreas curriculares disciplinares.
Na verdade, neste oceano emaranhado de tecnologia, o QIM traz para a sala de aula uma nova dimensão tecnológica que pode envolver os alunos, num ambiente de aprendizagem mais criativo, interativo e sobretudo dinâmico. Passaremos das aulas relativamente estáticas, onde os alunos tinham um papel de observadores e consumidores de conteúdos, para a “era” do som, movimento e imagem, com uma crescente participação dos alunos. 

É necessário que os professores vejam as novas tecnologias como um aliado na árdua tarefa de motivar e despertar para o caminho do conhecimento. Acreditamos nas vantagens do poder visual, mas defendemos a máxima de que a mera ilustração dos conteúdos não gera, por si só, a aprendizagem. Em termos pedagógicos, a presença do QIM na escola pode contribuir para o prazer de aprender, mas esta presença não garantirá, a eficácia pedagógica. Esta deverá ser construída.
Seguindo esta linha de reflexão, o professor terá a missão de adaptar os seus métodos de ensino às novas tecnologias (Vilatte, 2005). Para isso terá de ser recetivo e capacitar-se para aprender e atualizar-se. Para além de estar recetivo em relação às novas tecnologias, deverá ser capaz de se adaptar à mudança e aceitar o novo papel que lhe é atribuído. É realmente de extrema importância que o professor se forme para as tecnologias pois, “ a forma como utilizamos as tecnologias na escola devem sofrer uma alteração, ou seja, o papel tradicional da tecnologia com o professor deve dar lugar à tecnologia como parceiro no processo educativo” (Jonassen, 2007: 20).
É fundamental aprender a dominar as ferramentas tecnológicas para melhor planificarmos e melhor as contextualizamos no currículo. Mais que um mero mediador entre o conhecimento e os alunos, o professor deverá saber como utilizar as TIC e como integrá-las no currículo.
Rentabilizar o uso do QIM parece-nos fundamental ao desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem capazes de motivar os alunos, que mergulham diariamente nas lides tecnológicas. A forma atrativa como permitem a apresentação da informação e as potencialidades interativas que lhe são reconhecidas devem ser canalizadas para um ensino aberto à partilha de ideias, à colaboração dos diferentes intervenientes e consequente construção do conhecimento.

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